Nasci a 21 de Fevereiro de 2005

quinta-feira, novembro 23, 2006

Dorme, dorme meu menino...

Em 21 meses nunca consegui que o meu filho dormisse como devia.
Quando era pequenino, pequenino, dormia durante o dia, acordando para comer e, ao cair da noite parecia que despertava, só ferrando a dormir bem depois das 22 ou 23h.
A partir dos 3 meses e meio passou a dormir no quarto dele, mas tinha de ser colocado na cama já semi-adormecido (e sempre depois das 10 da noite). E não se pense que ficava a dormir pela manhã adentro, nada disso. Bem cedinho (7 ou 8h) acordava e já não ficava na caminha.
Depois de fazer um ano de idade, passou a pedir para o levarmos para a cama, mas sempre bem tarde. Tirando algumas excepções, virava-se para o lado e adormecia pouco depois sem precisar que ficássemos com ele. Por vezes, ficava a dormir até mais tarde de manhã - 11 ou 12 horas.
Depois chegou outra fase. Pedia para ir para a cama, mas arrependia-se logo a seguir. Tinhamos de o ir buscar novamente, porque ele levantava-se e chorava desalmadamente. Tinha de adormecer ao pé de nós antes de o podermos colocar na cama.
Há cerca de um mês tudo mudou novamente. Sem que percebamos porquê (mas eu aposto nas trovoadas que se faziam ouvir e sentir durante a noite) levantava-se da cama e gritava em perfeito desespero. Não era um choro de mimo ou de zanga, era de aflição. Resultado: passou a dormir onde nunca antes tinha dormido - connosco. E não conseguimos fazê-lo voltar à cama e ao quarto dele. Por vezes, quando está meio adormecido ou mesmo já a dormir tentamos levá-lo para o quarto dele. Mas ele pressente e, meio acordado e meio a dormir, aponta para o nosso. Se o colocamos na cama dele, levanta-se e chora e grita, se for na nossa cama adormece instantaneamente.
Não sabemos o que fazer. Sabemos apenas que o sono dele não tem nem qualidade, nem quantidade suficiente. O nosso também não.
Não sei se terá tido influência mas eu nunca precisei de dormir muito e, mesmo durante a gravidez, eu não tinha sono e ficava acordada até às 4 ou 5 da manhã. E não dormia durante o dia. Talvez ele saia a mim, mas uma criança precisa de dormir.
Quem me dá respostas?

5 Comentário(s):

Rita disse...

Tenho a sorte de todos os meus baguinhos dormirem muito bem. E gostava de te dar uma receita, mas acho que não existe.
No caso do teu menino, o melhor é teres muita paciência. A verdade é que cada criança tem necessidades diferentes e se ele anda bem disposto durante o dia é porque não tem realmente muita necessidade de dormir muito. Em relação a dormir mais calminho... já pensaste em dar-lhe um cházinho doce antes dele ir para a cama... talvez de camomila ou erva cidreira?
É só uma ideia mas talvez resulte.
Beijinhos

Anónimo disse...

Uiii... Acho que se alguém soubesse a solução para o teu problema já tinha enriquecido a vendê-la.
Acho que tens que ir tentando habituá-lo de novo à cama dele, com calma e muita, muita, muiiiiita paciência!
Já tentaste pô-lo na cama e contar histórias, ou cantar, ou pôr música calma e ficar lá até ele adormecer? Outra solução é deixá-lo chorar... Mas é preciso ter coragem!!! Eu não consigo...
Boa sorte!!!

Unknown disse...

Passa tu para a cama dele ! lolol

hoje também dormimos juntos os três na mesma cama , mas foi só hoje !

Filipa disse...

Há muita discussão sobre isso, e agora até há o artigo (tema de capa) da Pais e Filhos para nos sossegar...lol...
É realmente complicada a gestão do sono. É aliás, o maior problema que tenho sentido com a Matilde, nestes últimos 21 meses.
Eu acredito que o teu filho volta a mudar, e de um dia para o outro. É incrível como eles crescem, um dia destes ele vai sentir-se crescido e confiante para exigir o espaço dele...
Boa sorte...estou contigo, aliás, estamos quase todas!

Anónimo disse...

Já tentou o livro do Dr Eduard Estivill "Duermete Niño"? Estamos a meio do processo. É doloroso mas acredito que vai compensar... pelo menos o dizem 96% dos casos... boa sorte...